domingo, 17 de fevereiro de 2013

A ARTE DE ANELI ABEYANTE/ ANELI ABEYANTE ART

Mais uma vez apresento um post do amigo Karllos de Costa que muito agrega valor a este blog com seu conhecimento e sua percepção das artes do Second Life. Obrigada Karllos

Aneli Abeyante é uma talentosa artista francesa que na RL tem uma paixão pelo Surrealismo, geometria e matemática. Esse apreço pela geometria e matemática, acrescentado do movimento, é um dos eixos centrais da arte de Aneli no Second Life, aproximando-a da arte cinética, caracterizada pelas peças que se movem, seja por meios mecânicos ou mesmo pelo movimento do próprio observador da obra.

No caso de Aneli, o que move as peças são os scripts, criando um efeito hipnótico que pode levar o observador ficar parado durante um longo tempo diante de suas telas. Um ponto a destacar é a criteriosa escolha de cores da artista, sejam as obras monocromáticas ou envolvendo várias cores, todas elas encantam pela sua suavidade e delicadeza.

Atualmente, Aneli parece estar explorando uma arte mais imersiva, enquanto mantém as imagens em movimento dos trabalhos anteriores. Essa nova característica pode ser vista em sua última exibição no sim ArtEdLand. Se em seus trabalhos anteriores o espectador admirava de uma forma mais passiva seu trabalho, ele agora pode penetrá-lo, estabelecendo uma nova forma de fruição, uma que permite uma interação com a obra.

Curiosamente, podemos ver um paralelo entre o caminho percorrido por Aneli e a carreira do mestre da arte cinética e óptica, Jesús Rafael Soto. Em um determinado momento de sua trajetória, o venezuelano Soto criava obras que mudavam de aspecto quando o espectador se movia diante dela, mas ele sempre quis criar um espaço onde o espectador entrasse em seu interior e fosse envolvido por ele. Seu desejo foi alcançado com a série de trabalhos que ele chamou, adequadamente, de Penetráveis.

Os Penetráveis de Soto assumem uma forma diferente da arte de Aneli. Eles são formas geométricas, quadrados, retângulos, círculos, de onde pendem tiras de viersos materiais e que permitem  ao espectador caminhar entre elas, criando novas sensações visuais conforme ele interage com esse ambiente.

Mas, na visão de Soto, pelo fato de possuir uma forma geométrica, eles são na verdade o segmento de uma estrutura que pode ser expandida para tamanhos infinitos, assim como as obras cinéticas de Anely. Por caminhos diferentes, ambos os artistas exploram as possibilidades da arte cinética, mas dado o interesse de Soto pela arte geométrica, sua afinidade com a arte do SL nos aspectos da interatividade e imersão, creio que ele possa estabelecer um rico diálogo entre sua obra e de Aneli, além de muitos outros artistas no Second Life.

                                                               *****

Once again I present a post from my friend Karllos de Costa that adds so much value to this blog with his knowledge and awareness of the arts in Second Life. Thank Karllos


Aneli Abeyante is a talented French artist who in RL has a passion for Surrealism, geometry and mathematics. This esteem for geometry and mathematics, together with movment, is one of the key axes of Aneli`s art in Second Life, bringing her near the kinetic art, wich has as its main characteristics the moving parts, caused by mechanical means or even by an observer moving herself.

In the case of Aneli, what moves the parts are the scripts, creating a hypnoti effect that can lead the observer standing for a long time before her works. A point to highlight is her delicate selection of colors, being them monochromatic or containing several colors, all of them enchant for its graciousness and sweetness.
 
Today Aneli seems to be exploring a more immersive art, while she keeps the moving image of former works, This new characteristic can be seen in her last show at the sim ArtEdLand. If before the observers admires her work in a more passive way, they can now go inside it, establishing a new kind of fruition, one that allows him to interact with the work.

Curiously, we can see a parallel between the path taken by Aneli and the career of the master of kinetic and op art, Jesús Rafael Soto. In a certain movemnt of his trajectory, the Venezuelan Soto created works that changed its aspect when the observer moved before it, but he always wanted to create a space where the observers can go inside it and get immersed in it. His wish was fulfilled with a series of works he called appropriately, Penetrables.

Soto`s Penetrables took a different from from Aneli`s art. They are geometric forms, squares, rectangles, circles with strips hanging, where the observer is allowed to walk between it, creating new visual sensations, as he interact with this environment.



But for Soto, because they have a geometric form, they are in fact a small part of an structure that can be expanded infinitively, as the works by Aneli. Following different parths, both artists explore the possibility of kinetic art, bus considering Soto`s interest for geometric art, his affinity with Second Life art in the aspects of interactivity and immersion, I believe that he can establish a fruitful dialog between his works and Aneli, as with others SL artists as well.



 
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário